A AGUIA
Em Deteronomio 32.11,12 – Fala sobre Jacó:
11 – Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as asas, toma-os e os leva sobre as suas asas.
12 – assim, só o Senhor os guiou; e não havia com ele deus estranho.
É interessante notar, que dentre todas os pássaros que podiam ser mencionados, esta passagem declarou: Como a Águia. Perceba que a águia tem certas características que destacam de todos os outros pássaros.Podemos aprender algumas lições importantes ao analisa-la.
A ÁGUIA MAJESTOSA
Fascinante este pássaro, vive aproximadamente 70 anos
A águia tem sido usada ao longo da história das civilizações, como símbolo de majestade e poder durante séculos. Os antigos romanos usavam a figura desta ave como emblema, nos escudos de batalha, porque era símbolo reconhecido do Império Romano, também foi usado pelos antigos gregos e egípcios. E o símbolo nacional dos EUA é uma águia sem penas com um galho de oliveira preso em sua garra direita e uma porção de flechas na esquerda. A águia simboliza foca, porque é extremamente forte. Por exemplo, uma águia pode descer do céu subitamente, apanhar um animal do chão que pesa tanto quanto ou mais do que ela e voar com aquele animal em suas garras. A águia pesa até 07 quilos com abertura de asas que pode estender-se por mais de 02 metros! E que confere a ela muita força, especialmente quando se trata de sua capacidade impar de voar. Nenhum pássaro pode voar tão alto quanto a águia e não há outro que se compare a ela na capacidade de subida até grandes alturas. Ela consegue alcançar alturas de mais de 3000 metros!
Quando a águia constrói o seu ninho, frequentemente, ela o faz na parte mais alta de um penhasco. Ela constrói o ninho sobre a rocha, neste ponto observe a que Jesus declarou em Mateus 7.24 a respeito de construir sobre a rocha. 24Todo aquele, pois que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. “CRISTO É A NOSSA ROCHA”.
Uma ilustração que Jesus usou de um homem que construiu a sua casa a rocha e de outro que edificou sobre a a areia – Mt. 7.24-27, Lc 6. 47-49.
Deus prometeu que Ele nos proverá – Filipenses 4.19 “O meu Deus, segundo a suas riquezas, suprirá todas as nossas necessidade em glória por Cristo Jesus”. Salmos 37.25 “Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”.Deus é o Pai celestial de todos que são nascidos de novo, Ele é o nosso Provedor!
As águias são intrigantes tal qual o homem que quando nasce seus filhos ficam exultantes elas também o são! Os pais ficam tão eufóricos com a sua cria que chagam a levar para casa todos os tipos de presentes que não são alimentos e nem para sanar as necessidades de seus filhos. Pense bem nós pais quando nasce o nosso primeiro filho ficamos tão orgulhosos que acabamos comprando coisas que jamais será usado pelo o bebê, a mãe pergunta o que é isso? O pai responde, achei que seria bom para o bebê, mas o que ele vai fazer com isso? Bem eu trouxe para poder agrada-lo. Também é semilar o comportamento do papai águia que leva todo tipo de objetos inúteis mas que provavelmente para ele é uma maneira de agradar o seu filhote. Podemos então ver isso em Deus também! A maneira de Deus prover para os seus filhos. Deus se preocupa em suprir além de nossas necessidades, Ele também deseja proporcionar-nos alguns prazeres. O Senhor quer mandar-nos chuvas de bênçãos e toda boa dádiva. Ez. 34.26 – Tg 1.17.
Também é muito interessante observamos a maneira da águia enfrentar os obstáculos. Quando ela esta voando e é apanhada por uma tempestade, ela de maneira alguma recua, pelo contrário continua a bater suas poderosas asas e sempre seguindo em frente, ela não desiste jamais. Talvez por que ela saiba que Deus a fez para superar os obstáculos, assim também somos nós, porem muitas vezes esquecemos de quem somos filhos e começamos a questionar o porque de vir tantas turbulências em nossas vidas.
Aquele que confia no Senhor!
Renovarão suas Forças, Receberão asas como Águias, Voarão e correrão sem se cansar …(Isaías 40,31)
A águia depois que vence a tempestade parece que nada mais pode detê-la, sua resistência ficou maior do que era antes de entrar na tempestade parece que agora tudo é muito fácil. Assim também acontece conosco Deus nos põe em desafios que possamos ganhar forças e assim superar aquilo que nos parece uma muralha intransponível, depois que vencemos esta muralha ficamos orgulhosos de nós, e começamos a lembrar as dificuldades enfrentadas e como conseguimos vence-las, saímos fortes e parece que então tudo é muito mais fácil!
A águia depois que seus filhotes já estão prontos para começarem a voar, elas começam a tirar as coisas que deixam o ninho macio e confortável deixando muitas vezes só pedaços de pontas que acabam machucando a suas crias. Más isso tem um sentido, pois a atitude dos pais e para fazerem suas crias abandonarem o ninho!, quando o pai percebe que eles já estão prontos para voarem, praticamente os lançam no abismo para eles tentarem bater as asas e votarem para o seu ninho, mas quando a águia percebe que sua cria não irá conseguir escapar do eminente acidente,ela se atira no abismo como uma velocidade incrível por baixo de sua cria abre as asas e o resgata da morte. Muitas vezes Deus faz isso conosco, deixa-nos em uma situação muito difícil, porque ele quer que voemos e abandonemos o nosso ninho, aquele lugar que julgamos ser seguro. Este lugar pode ser o seu emprego, a casa de seus pais. Lugar este que impede você de crescer e se tornar maior do que é no momento. Mas tal qual os pais do filhote águia, quando ele vê que não vamos conseguir, Ele vem e nos resgata, para depois em um outro momento te colocar na prova novamente.
A RENOVAÇÃO
Assim também acredito que nós de vez em quando temos que nos renovarmos, renovar a nossa maneira de agir, de pensar e de ser, e ver o que estamos fazendo de errado e mudarmos, nem que para isso tenhamos que ir ao extremo que tenhamos que sofrer, sentir dor, como a águia sentiu! Essa coisas são importantes para melhorar a nossa condição humana! Pense nisso!
FOTOS DA RENOVAÇÃO